quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Jeddah

Como (ainda) não estou com muito dever de casa, resolvi que valia a pena dar uma volta em Jeddah. Aproveitei que o Saeed tinha uma consulta e peguei o ônibus com ele pro hospital, e encontramos a Rebbeca e a Patricia, que iam para a cidade comprar uma impressora. Acompanhamos elas no Baroon Center, e no meio da negociação, fecharam todas as lojas pra rezar. No primeiro piso tem um restaurantezinho, ia sentar com as garotas numa mesinha só pra passar o tempo. Rapidamente nos lembraram que elas não podiam sentar ali, e nos mandaram para um ambiente para 'famílias'. A verdade é que apesar das garotas não gostarem, eu sempre quis saber como eram esses espaços, super discretos e sem janelas.

Depois que as lojas abriram compramos a impressora e o cartucho da Rebbeca, passei no supermercado fazer um estoque. Depois enquanto o Saeed fazia o pedido no restaurante, ouvimos o chamado para reza, e não pegaram a nossa ordem. Finalmente pegamos um táxi para Al-Ballad, o centro histórico da cidade. É um desses locais que vendem várias bugingas baratas e eletrônicos de origem duvidosa. Comemos num restaurante árabe a R$4 por pessoa e depois demos uma volta, e quando notamos já era hora de voltar pro ônibus. Apesar ter bastante coisa pra fazer na universidade, é bacana ir pra cidade nem que seja só pra passear e ver algo de diferente.

3 comentários:

  1. Oi Marcos,
    eu também acho que é bom dar uma voltinha de vez em quando. As garotas estavam usando túnicas? Na segunda foto dá para ver o quanto os Arábes influenciaram Portugal, e por tabela o Brasil, em Braga tem uma casa com os balcões iguaizinhos a esse que você fotografou e as construções coloniais brasileiras também tinham esses balcões com treliça que permitem ver de dentro sem ser visto por fora. ( Em Lima, em frente à Catedral também temalguns bem parecidos devido à influência árabe na Peninsula Ibérica)
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Achava que a roupa das meninas tinha que ser toda preta! Mas elas tem umas coisinhas coloridas bordadas na manga. A da Rebeca é até bem chamativa. E ela também está com a manga da camisa pra fora aparecendo...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. A primeira foto ficou muito boa, continue assim tirando fotos de pessoas.Elas parecem muito alegres num país em que as mulheres são submissas.É muito bom sair para quebrar a rotina

    ResponderExcluir