segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Hospital

Como de graça até injeção na testa, marquei uma consulta de oftalmologista naquele hospital 6 ou 7 estrelas de Jeddah. Tudo lá impressiona pelo luxo e glamour. Outra coisa que também me chamou a atenção é o fato de várias mulheres trabalharem lá. Acredito que seja uma das poucas profissões que elas podem exercer na Arábia Saudita. Mesmo nos shoppings, as lojas de roupa femininas só possuem atendentes homens. As médicas e as enfermeiras são dispensadas de usar vestimentas pretas dentro do hospital, a única diferença para o mundo ocidental era mesmo o véu.

O trânsito na Arábia Saudita é um dos piores que eu já vi, mas aqui nem dá pra botar a culpa nas mulheres, que não podem dirigir no país. As que trabalhavam no hospital ou voltavam de táxi ou com o motorista particular. Não vi nenhuma delas entrando no banco da frente.


Como ainda tinha de esperar pelo ônibus de volta pra KAUST, fui a um shopping perto matar o tempo. Pela segunda vez fui convidado a me retirar de um supermercado: eles apagam as luzes, avisam em árabe e em inglês que está se aproximando um dos momentos de oração e te dão 5 minutos para sair. Todas as lojas fazem isso 5 vezes por dia, se não podem sofrer uma multa pesada. Apesar de tudo, não vi ninguém se dirigindo a mesquita nenhuma. Todo mundo ficou sentado olhando um pra cara do outro durante os quase 40 minutos até o momento de abrir tudo de novo.

3 comentários:

  1. Aproveite e faça um check-up completo ! Muito bonita a primeira foto, é o campus da sua universidade?
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Sua diversão agora é tirar fotos da sua bicicleta em locais bonitos?

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as fotos.As médicas ficam somente com véu preto no rosto?
    As mulheres da Arábia Saudita não podem dirigir, votar ou mostrar o rosto em público mas podem ir ao shopping de manhã e compra tudo o que quer.As mulheres ai devem ser uma das mais oprimidas do mundo.

    ResponderExcluir