O Islã é baseado principalmente em dois livros: o Corão, que foi ditado por Alá para o profeta Maomé; e o Hadith, sobre o que o profeta teria dito e feito em vida, que por séculos foi passado oralmente até resolverem escrever. Vários trechos do Hadith são contraditórios, e várias coisas fazem muito sentido levando em conta a situação da época, por exemplo, que as mulheres usassem vestimentas discretas e fossem protegidas por um homem num deserto rodeado de beduínos. Há várias interpretações do que se pode e do que não se pode, na dúvida, às pessoas sempre tem medo de fazer algo que não vá de acordo com o que profeta pregou.
Até a revolução dos anos 70 no Irã, o país tinha a sua própria versão do Islã, era normal encontrar as pessoas bebendo nas ruas e quase ninguém usava o véu. Segundo um pessoal daqui eles não eram verdadeiramente muçulmanos antes da revolução, que impôs uma repressão grande e várias leis radicais. Nos outros países muçulmanos, ninguém reclama ou protesta de verdade, mesmo que muitos desejem mudanças. Acho que como a população do Irã experimentou o gosto da liberdade no seu próprio país, eles tem a cabeça muito mais aberta que os outros povos da região. Nenhuma das iranianas que eu encontrei nos Estados Unidos ou na Holanda usavam o véu, e acredito que tampouco concordavam com as políticas do governo.
O cristianismo também é cheio de diferentes interpretações e contradições, e muitas vezes as pessoas também seguem algumas coisas muito mais por medo do que por realmente achar que é errado. Estava comentando com alguns amigos sobre o Brasil, do pessoal beber entre amigos, andar pela rua com pouca roupa ou mesmo sem camisa, e o que eu achei curioso é como o conceito de pecado e o que pode e o que não pode varia tanto de pessoa pra pessoa. Mesmo entre os cristãos há ramos que não toleram certas coisas como as mulheres mostrarem o joelho, ingerir álcool ou mesmo comer carne de porco.
Retrospectiva 2023
Há 10 meses
Oi Marcos,
ResponderExcluirna segunda-feira eu estava justamente comentando com os meus alunos como viajar amplia a nossa visão da diversidade de costumes e culturas e aumenta a nossa tolerância. Divirta-se e aproveite bem.
Beijos,
Mamãe
Vc esqueceu de colocar de onde são as fotos. Adorei a primeira.
ResponderExcluirGostei da aula sobre cultura árabe. Quem te deu estes detalhes do Irã?
bjs
Cada um acha que o seu ponto de vista é o certo.
ResponderExcluir