domingo, 18 de julho de 2010

Bélgica!

A Chandni (que estudou comigo nos Estados Unidos) está passando as férias de verão aqui em Haia, onde os pais dela estão morando. Marcamos de nos encontrar na estação de Delft pra irmos todos juntos pra Bélgica, porém ela se atrasou um pouco, e perdemos o nosso trem em Rotterdam por dois minutos. Como teoricamente parte um trem a cada hora, demos uma volta na cidade e retornamos pra estação. Pra nossa surpresa, o trem foi cancelado, sabe-se lá porque. Passamos mais uma hora estação esperando o próximo, que atrasou uns 20 min, mas estava pior do que o metrô do Rio de Janeiro em horário de pico, com o diferencial que todo mundo tava espremido com malas, já que era um trem internacional. Quase ninguém em Rotterdam conseguiu entrar no maldito trem, um dos responsáveis disse que a gente podia viajar no teto se quisesse.

Pra não ficar parados, pegamos um trem na Holanda até a estação perto da fronteira, pra esperar lá. Demos uma volta pela cidade, e quando retornamos pra estação, outra surpresa: o trem seguinte pra Bélgica também foi cancelado! Mais 30 minutos e nos debatemos com os outros passageiros pra garantir um lugar no parador. O mais irritante é que na Europa não te dão satisfação alguma sobre atrasos e cancelamentos de trem, na Alemanha meu trem também quebrou e atrasou mais de uma Hora. Finalmente chegamos em Antwerp, com umas 5 horas de atraso... Acho que ninguém esperava muito da cidade, que realmente nos impressionou, tem uma estação de trem gigantesca, com 3 ou 4 andares de trem, um centro histórico muito bem preservado, e um castelo a beira do rio.

Finalmente, tempo para viajar a Gent. Ligamos pra Marlies, nossa amiga belga, que nos encontrou na estação da cidade e nos deu um tour pela cidade. O local é fantástico, a começar que a noite não pagamos pelos bondes, já que a prefeitura não quer que pessoas embriagadas tentem voltar pra casa de bicicleta ou mesmo de carro. O centro histórico é gigantesco e fantástico, vários prédios antigos, igrejas, castelos, canais... Estava tendo um festival na cidade, por isso estava tão cheia. Segundo o David (um dos espanhóis), o Gilberto Gil tocou nesse dia. Infelizmente não tivemos mais tempo pra explorar, mas valeu muito a pena ter conhecido Gent, entrou pra lista dos meus locais favoritos, com certeza!

3 comentários:

  1. Você não explicou de onde são as fotos mas eu imagino que pela quantidade de pessoas a última foto seja de Gent.
    Quanto à Antuérpia, eles já eram uma cidade importante muito antes do Brasil ser descoberto, então deve ser realmente impressionante.
    Realmente foi uma pena vocês terem perdido o trem,
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. as fotos sao lindas! Mas vc deveria cortar (ou ao menos pentiar) o seu cabelo...

    ResponderExcluir
  3. Marcos, você deve está se sentindo em casa, atrasos, trem lotado, cancelamento de trem e o detalhe que é sem explicações. O mundo dá muitas voltas e as coisas não mudam muito. Que bom que no final deu tudo certo, bonde de graça, uma vista fantástica da cidade e principalmente os amigos que o acompanhavam.

    ResponderExcluir