sábado, 24 de julho de 2010

Amsterdam a pé

As garotas tinham falado dos tours a pé em várias cidades européias, e resovli ir nesse sábado com a Audrey testar o de Amsterdam. Aprendemos várias coisas interessantes, por exemplo não é por acaso que construíram uma igreja enorme no bairro das prostitutas, a idéia era que os marinheiros se arrependessem de seus pecados e comprassem o perdão na igreja, que estava bem ali. Com certeza os católicos fizeram rios de dinheiro nessa época. Hoje em dia a prefeitura de Amsterdam tem investido bastante comprando os lofts das trabalhadoras e transformado-os em residência para estudantes de arte, que expõe suas composições na janela ao invés das famosas mulheres de calcinha e sutiã.

Desde muito tempo sempre valeu na Holanda que se você seguir 3 regras básicas, não irão te incomodar: ser discreto, não fazer barulho e pagar taxas. No prédio da foto ao lado funciou uma igreja católica no último andar durante o período da reforma protestante, mas como a entrada era por uma porta lateral, não se ouvia nada do lado de fora, e os donos eram generosos com a polícia local, não tiveram problemas, mesmo se tratando de uma religião proibida na época. Algo parecido acontece atualmente com os 'Coffee shops', a venda de drogas leves também é uma atividade ilegal na Holanda, porém tolerada nesses locais.

No passado, o local ao lado era usado como castigo para homens, com direito a trabalho forçado, chicoteadas e prisões. Atualmente funciona um shopping center, onde várias mulheres arrastam seus maridos e respectivos cartões de crédito, e não sei porque resolveram manter a plaquetinha escrita 'Castigo', e uma mulher acorrentando dois homens. Sobre os protestos contra os mictórios grátis apenas para os homens, eles ocorreram na década de 70, com várias mulheres mijando do alto de quase todas as pontes da cidade. Elas ganharam o que queriam, mas eles foram fechados alguns anos mais tarde devido a alguns incidentes dentro dessas cabines (o.O)

4 comentários:

  1. A melhor maneira de se conhecer uma cidade é realmente fazendo tour a pé, com alguém comentando os pontos.

    ResponderExcluir
  2. Estes tours são bem legais quando se tem tempo, pq se aprende coisas da cidade que vc dificilmente veria sozinho...

    ResponderExcluir
  3. É muito bom esses tours com guias.
    Além de vc conhecer a história da cidade, vc está se exercitando e relaxando a cabeça.

    Bom domingo e beijos da tia Isabel e Avó Philomena

    ResponderExcluir
  4. Marcos,
    eu acho que para alguns homens ir ao shopping é realmente um castigo,
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir