quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Volta a vida de universitário...

Na capital, Beirute, passei mesmo menos de um dia, mas valeu a pena pra conhecer. Além do Raouche (essas pedrinhas ao lado), foi bacana ver uma parte da cidade que ficou por muito tempo inabitada, pois era bem na divisa entre os bairros muçulmanos e cristãos (o Green Line), e apesar de novos arranha-céus estarem tomando o terreno, ainda se vê vários prédios detonados pela guerra, entre hotéis, residências, etc. O centro antigo da cidade foi totalmente destruído, e atualmente foi todo refeito, ou seja, dá uma sensação de algo bastante artificial, meio que sem sal. O Museu Nacional abriga obras incríveis da Idade do Bronze, do Imério Romano, e apesar dos muçulmanos reinarem por mais de mil anos, eles tem apenas uma prateleira com peças de arte relativamente simples, tipo potes e pratos.

Comparando as pessoas dos diferentes países, os sírios são sem dúvida os mais amigáveis. As libanesas só de olhar pra elas, já fecham a cara direto. Mas a grande surpresa mesmo foi no vôo de volta: uma saudita que estava embarcando um pouco antes de mim foi sem dúvida a mulher mais bonita que eu vi na viagem toda! No Líbano ela não usava nem hejab nem abaya, mas foi só pisar na Arábia que ela se enrolou toda nos panos, e halas. De volta a KAUST, descobri que vários alunos passaram essa semana toda adiantando os projetos, e sobrou pra quem viajou, virar noites e noites tentando recuperar o tempo perdido. Com certeza que valeu muito a pena esse tempinho, e amanhã já vou viajar de novo para Taif, nas montanhas ao sul de Jeddah.

3 comentários:

  1. É muito triste ver uma parte da cidade destruída pela guerra, e mesmo reconstruída fica sem sal mesmo. Aproveite a ida Taif, renove as energias e dizem que a cidade é o centro de uma área agrícola conhecida por suas uvas e mel.Traga um vidrinho de mel para o seu aposento.

    ResponderExcluir
  2. Não tem como trazer mel pra cá não né? Prova e nos conta se é bom.

    ResponderExcluir
  3. Bem que eu sempre desconfiei que essa história de mestrado era só um pretexto para ficar viajando por ai...
    Divita-se,
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir