segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Síria e Líbano

Tanto na Síria quanto no Líbano todo mundo achava que eu era do local, e sempre falavam em árabe comigo. Na primeira noite em Damascus, fui com o pessoal do albergue a grande mesquita da cidade (que já foi templo romano, cristão, entre outros), de lá nos mandaram para a bilheteria, mas acabou que deixamos pra lá. No dia seguinte voltei a mesma mesquita sozinho, dessa vez ninguém me pediu ingresso, e entrei até na sala de orações sem problema nenhum. Enquanto voltava pelas escadas para o albergue, um grupo de turistas europeus que passavam pela rua me tiraram uma centena de fotos do suposto árabe voltando para casa.

No albergue também funcionava um curso de árabe para estrangeiros. Foi bacana sair com o pessoal que morava no local, o que eles achavam do país e também com os sírios. A primeira coisa que os sírios me disseram é que o eles fazem na Arábia Saudita não é Islã, que na época do profeta também viviam em Meca e Medina cristãos, judeus e muçulmanos sem problema nenhum, e nada comparado com essa segregação de hoje de homens e mulheres. Me surpreendi que nem todos os muçulmanos tem vontade de fazer o Haj (a peregrinação a Mecca/Medina que todos com condições deveriam fazer). Um dos passos é atirar pedras no capeta quando ele tentou Abrãao a não matar o seu filho, segundo um palestino que estava com a gente, por que fazer isso na única vez que o coisa-ruim falou algo que presta?

Como um pessoal do albergue também ia pro Líbano, resolvemos fazer um grupo e viajar junto. Me impressionou a quantidade de carros alemães no Líbano, diria que mais da metade dos carros do país são Mercedes ou BMWs, entre novos, velhos e usados. Segundo o Ahmed, do Bahrein, que estava viajando com a gente, os libaneses são piores do que judeus, vão pra locais do mundo em que ninguém faz dinheiro, tipo países da África, e monopolizam a venda de água e comida. O esteriótipo deles no Oriente Médio são de pessoas super orgulhosas do seu país, e um tanto quanto arrogantes, praticamente uns argentinos. Eles chamam Sidney de segunda Beirute, devido a quantidade de libaneses por lá. John, da Nova Zelândia, garantiu que os australianos são o pior povo do mundo, uma mistura de italianos, gregos e libaneses.

A entrada para as ruínas ou a maioria dos locais turísticos tinha preços distintos para libaneses e estrangeiros, volta e meia eu também pagava metade, só não abrir a boca. No caminho para Sidon e Tyre (perto da fronteira com Israel), vê-se vários cartazes com fotos dos mártires e órfãos de guerra, além de várias bandeiras do Hezbollah. Me pareceu que esses grupos extremistas crescem com muito mais facilidade nos locais mais pobres, esquecidos pelo poder público. Felizmente o líder atual do Hezbollah é mais relax. Uma parte considerável da população do Líbano é cristã, mas não me pareceu que se misturam tão bem quanto na Síria. Nos locais onde há cristãos, se encontra em várias ruas, praças e locais públicos diversas cruzes e imagens de santos, o que eu acredito que deva gerar uma certa tensão com os muçulmanos, que não espalham nenhum símbolo religioso pela cidade.

5 comentários:

  1. Acho engraçado te confundirem com sírio... Talvez seja sinal que esteja se misturando bem. É legal ouvir o que as pessoas de diversas partes do mundo pensam de si e uma das outras. Rolei de rir dos libaneses argentinos!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. A diversidade de culturas é muito bom, para termos a nossa própria visão do mundo. Na terceira foto, parece uma feira e tem um pão árabe no banquinho.

    ResponderExcluir
  3. Quero ir p/ Síria e Líbano em março. Você acha que é complicado de ir sozinho? Queria algumas dicas. Você pode me ajudar?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O LIBANO é um pais lindo, de um povo muito simpatico, assim como vive do turismo é muito boa a gastronomia historia mesquitas igrejas e sinagogas berço da humanidade tem historia para ver

    ResponderExcluir
  5. suvaquinho de cobra é o da cobra que visita a tua bunda .grande historia de babaca racista , um verdadeiro otario assim como vc etua decendecia muito pobre mas se voce deixar DEUS te espera enguanto a vida tem esperança até pra voce seu otário voce .

    ResponderExcluir