sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Volta a Arábia Saudita

Quando cheguei de Beirute, não encontrei ninguém da KAUST no aeroporto e tive que pegar um táxi sozinho pra universidade. Uma das primeiras coisas que o motorista me perguntou foi qual era a minha religião, apesar de em geral os sauditas nos tratarem bem, acho que no fundo eles nunca se sentem confortáveis de verdade com infiéis no país deles. O meu professor de Optoeletrônica é super gente fina, mas na última aula ele estava comentando como o pessoal aqui trata as pessoas pela aparência. Quando ele chegou de viagem e pegou um táxi pra universidade, talvez pelo fato de ele ser asiático ou pelo sotaque, o trataram friamente até chegarem na casona dele, quando finalmente o motorista se surpreendeu, e ofereceu ajuda até pra legar a bagagem pra dentro da casa. É muito triste ver as pessoas serem julgadas e tratadas de forma diferente apenas pela aparência, cor da pele, religião ou qualquer outra bobagem.

Pra compensar a viagem ontem a Ta'if foi super divertida. A cidade fica nas montanhas, acho que a mais de 2000 metros de altura, e como durante o verão, Riad fica um verdadeiro inferno, a família real migra em peso pra lá. Nossa primeira parada foi um hotel 5 estrelas para cavalos, que recebem hóspedes/animais do mundo todo: Bahrein, Egito, Paquistão... Ainda passeamos de camelo, encontramos com babuínos e descemos num teleférico incrível: conecta um hotel estrelado no topo das montanhas a um parque aquático sensacional na parte baixa. O trajeto passa por cima das autoestradas e apesar de ir bem rápido, leva uns 20 minutos pra fazer o trajeto todo porque o percurso é muito grande. As piscinas da mulherada ficavam cobertas por muros de mais de uns 20 metros de altura e não dava pra ver nada, nem do telefórico. Chamou a atenção foi como a cidade é bem mais conservadora que Jeddah, todas as mulheres usavam aqueles panos que só deixa aparecer os olhos.

3 comentários:

  1. Oi Marcos,
    também acho triste que as pessoas sejam discriminadas por causa da aparência, corda pele, religião e etc. Porque não tinha ninguém da KAUST te esperando? As fotos são de Ta'if?
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Tá passeando bastante por aí né? Tem foto do teleférico?

    ResponderExcluir
  3. A família real aqui no Brasil passava o verão em Petropólis. Quem as três mullheres que estão com você na foto? Infelizmente as aparências mudam as atitudes de algumas pessoas, e isso é em todo lugar. Você bem apresentado,é bem visto e mal arrumado não lhe dão o valor.

    ResponderExcluir