domingo, 10 de outubro de 2010

Volta a vida de universitário...

A maioria dos alunos já tiveram a primeira bateria de exames, por sorte os meus só começam na semana que vem. Provavelmente devo trabalhar num projeto alternativo de energia solar aqui na KAUST. Consiste basicamente em nanoantenas que atuam com radiações infravermelhas, ou seja, também poderiam produzir energia a noite. A grande vantagem, além da produção dia e noite, é que teoricamente se pode obter um rendimento muito superior se comparado aos painéis fotovoltaicos convencionais. O grande desafio é que a tensão de saída é alternada na ordem de tera Hz, a idéia é arranjar um conversor que trabalhe nessa faixa e transformar para corrente contínua.

Sobre as denúncias de machismo na viagem, acredito que foi apenas uma questão de conveniência: imaginem se pegam um monte de meninos e meninas não casados acampando juntos na Arábia Saudita? Sei que pode parecer um tanto quanto preconceituoso, mas pra evitar o que acaonteceu nas últimas férias, dessa vez também não vou planejar nada com pessoas de países como Colômbia, Bangladesh ou China por causa de problemas com vistos. Concordo que somos todos iguais e defendo piamente que devíamos ter todos os mesmos direitos independente de sexo, raça ou religião, mas não fui eu que inventei as regras.

5 comentários:

  1. Não entendi nada do seu primeiro paragrafo.

    Sobre o seu segundo paragrafo acho que as meninas poderiam ter a barraquinha delas. Ou ao menos terem sido consultadas. Elas poderiam falar "olha, agradecemos o convite, mas não podemos". É melhor do que vocês resolverem por elas o que é melhor para elas. Porque agindo assim, vcs estão fazendo igual aos Árabes, considerando que elas não tem capacidade de decidir. Só acho que elas já são suficientemente discriminadas e que vocês deveriam dar o exemplo.

    Com quem você está planejando viajar?

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    acho muito bom que você comece a colocar a mão na massa desenvolvendo projetos. Concordo com você, temos que respeitar as regras do país onde você está.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Não estou falando para ele não respeitar as regras. Eu sou absolutamente a favor do Marcos respeitar todas as regras do País. Mas acho que ainda assim ele poderia tbm respeitar as meninas.

    Chamando elas, mesmo elas não podendo, daria a chance das meninas definirem se querem (ou podem) ou não. Assim vcs estariam tratando elas como iguais.E não simplemente considerando que é melhor vocês definirem por elas. Eu sei que vc não é machista Marcos, mas sou a favor de vc tomar cuidado em como trata meninas.

    Imagino que a vida delas aí já deve ser bem difícil. Ser menina numa faculdade de engenharia no Brasil já é difícil. Elas são minoria. Além disto tem todas as limitações que a Arábia coloca. Por isto acho que os colegas de faculdade deveriam as tratar como iguais.

    ResponderExcluir
  4. Mãos a obra. Essa idéia de usar nanoantenas para gerar energia de corrente contínua, através de um transformador, é muito boa. Agora é começar a projetar um transformador ou fazer um baseado em experiências de laboratório e depois fundamentar através de estudos.
    Faça sempre a coisa certa, principalmente em território estrangeiro. Você pode convidar as meninas, mesmo sabendo que elas não podem ir, isto é, "para inglês ver".

    ResponderExcluir
  5. Oi Lindinho. Para variar a titia lendo tudo atrasado ! Mas curti muito. Aproveite tuuuuudo !
    Achei seu projeto super 10. Acho o máximo esta história de energia solar. Aí na Arábia então é ouro !
    Muitos beijos com saudades demais !!!!!!

    ResponderExcluir