quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Viagem a cratera de Wa'ab

Chuva na Arábia Saudita é algo que acontece uma vez por ano, se acontece. E ontem no meio do caminho começou a chuviscar, a primeira coisa que pensei foi que era Murphy aprontando só porque íamos acampar. Mas fiquei impressionado mesmo foi com a quantidade de relâmpagos, era um atrás do outro, em intervalos de menos de 10 segundos. O pessoal conseguiu tirar algumas fotos bem bacanas, e vários motoristas simplesmente colocavam as mãos para fora do carro (!) para apreciar o acontecimento. A viagem demorou muito mais do que o planejado, e quando chegamos perto da cratera já passava da meia-noite, mas felizmente nem chuviscou no local. Fizemos duas fogueiras, e um churrasco que durou até às 3h da manhã, dormimos todos nos tapetes que o pessoal levou para rezar. Todos os árabes me falavam que o local fazia frio, pra levar agasalho. Realmente fiquei surpreso com a temperatura à noite, estava mesmo agradável, devia fazer menos de 30 graus, nem parecia Arábia Saudita!

Antigamente funcionava um vulcão no local, mas numa das erupções ele acabou se implodindo e formou essa enorme cratera no meio do deserto. No fundo dele há uma camada branca de sal. Começamos a nossa trilha não eram 6 e meia, aproveitando o sol baixo. Andar sobre o sal exige um pouco de cuidado, por que a no meio o solo é relativamente úmido e afunda. Na volta, o sol estava contra a gente, mas conseguimos retornar para o estacionamento por volta das 10h. No caminho descendo a serra, encontramos dúzias de babuímos, os macacos de bunda pelada, todos atraídos pelos motoristas curiosos que paravam e alimentavam os bichos.

Ainda no caminho, vimos alguns acampamentos de beduínos, passamos por alguns camelos no meio do deserto, etc. O passeio definititavamente valeu muito a pena, há vários locais para explorar pelo reino, e ainda preciso de uma outra desculpa para usar ao menos uma vez a minha barraca e o saco de dormir! Assim que chegamos de volta a universidade, senti aquele choque da umidade e a sensação térmica desagradável quando não se está com ar-condicionado... De volta aos homeworks!

4 comentários:

  1. Parece bem legal o buraco que vc visitou.

    E é incrível como em qualquer parte do mundo vc tem facilidade em fazer amizade com macacos. Deve ser um dom.... rs

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcos,
    a cratera é realmente muito bonita, mas da próxima vez vocês devem planejar melhor o tempo para não ficar viajando à noite.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Sei que houve planejamento, mas aconteceu alguma coisa para vocês chegarem tarde? Não sabia que existia macacos no deserto e na foto eles aparecem magros. Quando será a nova aventuraw

    ResponderExcluir
  4. Oi marcos! que legal o seu acampamento na cratera! será que o calor da arábia é parecido com o calor de belém no pará? estive lá na semana passada e nunca tinha sentido tanto calor na minha vida!

    ResponderExcluir