sábado, 30 de outubro de 2010

Mada'in Salah!

A primeira impressão é como o local é verde, um vale entre as montanhas repleto de palmeiras. Devido a abundância de água, há registros de civilizações no local há mais de 6000 anos! Segundo o nosso guia antigamente com um buraco de 5 ou 6 metros já se encontrava água. Claro que às não há chuva todo ano, mas às vezes chega a chover de 3 a 4 vezes num mesmo ano! Nossa primeira parada foram as ruínas da antiga cidade muçulmanas. Do alto do morro tínhamos uma visão bem bacana da cidade, aparentemente éramos os únicos visitando o local. Algo que me chamou a atenção é que na excursão éramos todos ocidentais: finlandeses, brasileiros, portugueses, sul-africanos, americanos, italianos, mexicanos... Parece que o pessoal local mesmo não liga muito para a história da região, uma pena.

Das ruínas fomos para a Pedra do Elefante, que fica bem no meio do deserto. Dessa vez não estávamos sozinhos, perto da pedra também tinha um 'casal' (um homem + suas quatro mulheres =) fazendo um pic-nic, mas acho que devem ter se sentido um tanto quanto deslocados com a nossa presença e partiram logo. Ainda íamos passar no mercado de frutas, mas o motorista do ônibus foi desviar de um carro parado no caminho, e acabamos por encalhar na areia fofa. Tentamos empurrar o ônibus várias vezes, mas de nada adiantou. Em questão de minutos vários jipes da polícia nos cercaram e ficaram só observando. Depois de quase 3 horas parados no deserto, conseguimos finalmente contratar um serviço de táxi/resgate pelo hotel.

Tentamos resgatar o ônibus com um caminhão, mas esse também acabou encalhando na areia. Finalmente mandamos para o local uma dessas máquinas usadas na construção civil para levantar objetos, e conseguimos tirar os dois da areia. Algo que me chamou a atenção é que no hotel não haviam folheto nenhum sobre o que fazer na região, atrações turísticas, restaurantes ou qualquer coisa similar. Apenas diversos folhetos/livrinhos visando a conversão de cristãos em várias línguas (árabe, francês, inglês...), peguei alguns só por curiosidade pra descobrir o que o Corão realmente diz a respeito de determinados assuntos.

4 comentários:

  1. Muitas aventuradas no deserto. Sempre que possível tire fotos da situação descrita, ex. ônibus atolado, caminhão atolado, etc.

    ResponderExcluir
  2. Você tem mais fotos da cidade que visitou? As que vc postou não dá para ver muita coisa... Mas tirando a parte de passar 3 horas atolado no deserto parece ter sido bem divertido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos,
    realmente foi uma aventura e tanto. Imagino que os carros de polícia eram para dar proteção para vocês e não para ajudar no resgate.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  4. Marquinhos, acredito que a população local não visite os pontos turísticos, talvez por desconhecimento, falta de incentivo do governo ou grana mesmo. Vc pode ver isso na sua cidade.
    Impressionante a falta de cooperação da policia.
    Bjs
    Tia Isabel e Avó Philomena

    ResponderExcluir