sábado, 30 de junho de 2012

Verao na Siberia Ocidental


Como estamos longe de qualquer corpo de agua (como o mar ou um grande lago), e esperado que as temperaturas aqui mudem bastante ao longo do ano. Em Moscou sim fazia calor, mas aqui na Siberia, 27C definitivamente nao sao a mesma coisa que no Rio de Janeiro. Tivemos muita sorte de fazer o curso no verao, temos luz ate quase a meia noite e uma temperatura mais amena. No inverno aqui faz entre -30 e -40C, varios equipamentos param de funcionar ou precisam de cuidados especiais. Engracado tambem e o que os russos consideram como sendo uma temperatura ideal para trabalhar: entre -5 e -10C.

Na terca-feira os instrutores nos levaram para um restaurante bacana de frutos do mar em Tyumen, e como podem ver pelas fotos, e bem diferente do que aparece na Wikipedia, hehehe. Praticamente nao temos nenhum tempo livre, o curso aqui e bem barra-pesada. Varios procedimentos causam demissao na hora da empresa, alguns sao meio obvios, tais como manipular dados, trapacear, etc. Outros nem tanto, como errar a profundidade ou ultrapassar o limite de tensao do cabo. Aqui na escola valem as mesmas regras, se errar um desses pontos criticos numa simulacao, tambem esta demitido na hora e no dia seguinte te comprar uma passagem de volta ao seu pais. Ou entao bombar duas provas seguidas. Ontem eu virei a noite terminando o trabalho e estudando pras provas de hoje, mas nao consegui o minimo. Como era a primeira prova, podemos refazer na segunda, mas rola um medo/estresse.

6 comentários:

  1. Marcos o importante é não se abater. Você está em um processo de adaptação. Reveja os seus métodos de estudo e refaça o planejamento dos estudos. O mais importante nessas horas é se levantar e ir a luta para vencer o medo/estresse. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    tenho certeza que foi só o nervosismo e que na próxima prova você vai se sair bem.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Marcos.
    No Stress.
    Na próxima prova, temos certeza que vc terá exito.
    A turma aqui em casa está torcendo por vc.
    Tenha cuidado ao escolher a alimentação.
    Abraços e Beijos
    Avó Philomena, Tia Isabel e Prima Luciana.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que por ser a primeira prova prevaleceu a novidade, mas agora você irá para a outra já conhecendo o terreno. Tente não se preocupar com o que dizem, vá estudando e se dedicando com afinco que logo a tranquilidade predominará e você conseguirá vencer cada etapa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Kiko querido. Tenho certeza de que tudo vai dar certo. Tente relaxar. Por experiência própria o stress é o pior inimigo. Todo pensamento positivo está direcionado para você.
    Muitos beijos
    Tia Li

    ResponderExcluir
  6. Cruzes!
    Tô na torcida que vai ficar tudo bem. Boa sorte. Beijo

    ResponderExcluir