sábado, 22 de janeiro de 2011

Cursos de Inverno

Antes que me acusem de não estudar nada, é preciso relembrar que agora no inverno não estamos tendo exatamente aulas, mas são duas semanas e meia de palestras, cursos e workshops obrigatórios a todos os alunos. Basicamente, temos de ir a um certo número de aulas, mas não tem trabalho de casa, exames nem nada muito estressante. Semana passada teve uma palestra muito legal sobre mulheres nas ciências exatas, e a primeira mulher saudita a receber uma bolsa do governo pra estudar fora do país fez uma palestra excelente, bastante entusiasmada. Um cara da platéia fez propositalmente umas 2 ou 3 perguntas cretinas, mas a garota conseguiu se sair muito bem. A palestra do Hans Rosling também foi ótima (vale visitar o site dele: gapminder.org).

Já outras palestras não foram tão interessantes assim, mas precisamos assistir pra completar as nossas horas. Ontem veio um cara do governo falar sobre a pobreza no reino, mas sequer levantou a questão dos estrangeiros que moram aqui, etiópios, paquistaneses, filipinos, indianos, iemenitas, esses sim que estão na pior. Lembrou é que em geral os sauditas tem famílias grandes, e pra sustentar bem todas as mulheres e crianças, precisam de mais dinheiro do que no resto do mundo, pois só um membro familiar é que sustenta a todos. Falou de como o programa de pagar bolsas de estudo para sauditas em qualquer universidade estrangeira (EUA ou Europa) é um exemplo que tem ajudado vários a sair da pobreza (!), etc. Ontem também teve a apresentação de posters na biblioteca, mostrei foi o trabalho que eu fiz na Holanda.

3 comentários:

  1. Oi Marcos,
    a gente sabe que entre uma viagem e outra você também estuda.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Entre uma viagem, passeios de bicicleta, festinhas, churrascos na casa da Débora, aulas de Windsurf...

    Como foi sua apresentação? E quando começam as aulas? E vc vai ter que fazer aquela matéria do professor chato de novo?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. As palestras são para vocês pensarem e fazerem críticas positivas. Tire uma foto de frente do seu poster, pois para vermos melhor.

    ResponderExcluir