sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Capadócia

Como a Ana e a Dora vão embora no final do mês, a Emine anunciou no CraigList que está a procura de novas roommates. Na mesma noite vieram 3, eu e o Eugenio tentamos dar um jeito na casa que estava uma super bagunça. Nós gostamos mais da americana, que é escritora e está morando na Turquia há 2 anos, escrevendo um blog de onde e como viajar pelo país, mas a Emine disse que também gostou da russa, que mais parecia um sargentão. Enfim, ainda tem mais 15 dias pra decidir. A Emine dizia que em 15 dias não dá nem pra conhecer Istanbul por inteiro, mas como meu tempo na Turquia é pouco, e eu queria mesmo era explorar o país, segui a risca a idéia da Ana de pegar um ônibus noturno pra conhecer a Capadócia.

Cheguei na villazinha pela manhã e me inscrevi num tour que incluía os principais locais e durava o dia todo. Fui às cavernas em baixo do solo onde os cristãos se refugiavam, um verdadeiro labirinto que tinha de tudo: capela, estábulo, quartos, tubos de comunicação e uma saída de emergência de 9km. Como era uma região fértil, foi muito procurada por várias civilações, foram muitas as casas, igrejas e mosteiros esculpidos na pedra. Devido a geografia peculiar, Star Wars também foi filmado nessas montanhas. Algumas das igrejas impressionavam pelos detalhes e afrescos. A foto ao lado é das montanhas dos pombos, que eram cultivados pelos cristãos porque lembrava o Espírito Santo e também pra enviar mensagens.

Ainda seguindo a idéia da Ana pra economizar hotel e aproveitando-se das distâncias, peguei outro ônibus noturno pra Pamukkale, onde visitei a cidade antiga de Hierópolis, que era super importante na época dos romanos devido às nascentes de água quente. O cemitério romano do local era enorme, já que muitos doentes vinham tentar se curar na águinha, o que obviamente nem sempre funcionava. O morro ficou branquinho assim porque a água contém muito carbonato, que foi sendo depositado aos pouquinhos por onde ela passava. As piscinas são muito bonitas, lembra esses hotéis estrelados com borda infinita, uma pena que não estava de bermudas, e só molhei mesmo foram os pés.

4 comentários:

  1. Oi Marcos,
    realmente as paisagens da Capadócia são muito diferentes, mas também muito bonitas.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto você economizou, viajando a noite e aproveitando o dia para passear.Bom retorno a civilização. O lugar parece muito bonito pelas fotos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos! As montanhas são muito bonitas!

    ResponderExcluir
  4. Linda as fotos! Pena que está frio a ultima foto parece uma piscina mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir