Impressiona a cara-de-pau de certos países em relação a todas essas revoltas no mundo árabe. Não faz 2 meses que esses ditadores eram recebidos de braços abertos no mundo todo, o próprio Gaddafi parecia ter ótimas conexões com os Estados Unidos, França, Itália, e tudo mais. Assim que começaram os protestos, todos esses 'amigos' que sempre apoiaram o governo, em questão de dias viraram as costas, congelaram as contas bancárias e bens no exterior. Talvez a única exceção seja a Arábia Saudita, que recebeu o ex-ditador da Tunísia. Dizem às más línguas que o ex-presidente do Egito levou tanto tempo pra deixar o poder porque ele estava transferindo toda a grana dele pra cá, e que atualmente se encontra em Tabuk, no norte da Arábia.
O ocidente sempre apoiou esses regimes porque os considerava mais fácil de controlar, e manter o fantasma do terrorismo supostamente afastado, não importando o que o povo pense nem todos os sacrifícios que faziam para manter o padrão de vida extravegante dos governantes. Não à toa que o Gaddafi e o presidente do Yemen vivem repetindo que estão é combatendo terroristas, eles sempre ganharam apoio/recursos de fora por causa disso. O que acontece no Bahrein é bastante diferente dos outros países, a maioria da população lá é xiita, mas que sempre foi controlada e um tanto quanto discriminada pela minoria sunita.
Onde eu moro na Arábia Saudita é relativamente trânqüilo, mas apesar de oficialmente não haver registro de nenhum protesto, a realidade é outra na parte leste do país, onde está praticamente todo o petróleo. É uma região onde a maioria da população é xiita, mas eles tem uma representação praticamente nula no governo, e são constantemente hostilizados pelos outros muçulmanos. Dizem os boatos que os protestos lá estão cada vez maiores, e marcaram uma grande manifestação pra essa sexta-feira na capital, Riyad.
Retrospectiva 2023
Há 10 meses
Você está vivendo numa sociedade oprimida e conservadora. Os jovens muçulmanos, com as suas redes sociais (facebook, twiter, internet, etc), querem mais liberdade e emprego. É uma questão de tempo para o próximo ditador da região cair, o Kadafi.
ResponderExcluirOi Marcos,
ResponderExcluirconcordo com você, a diplomacia internacional é bastante hipócrita e cada um só pensa no que lhe é mais conveniente.
Beijos,
Mamãe
Espero que vc já esteja de volta antes dos protestos chegarem aí ou tomarem o país.
ResponderExcluirbjs
Que vivência!!!
ResponderExcluirQuando leio seu bloq vejo que as leituras são pura realidade, que existe um mundo inacreditável, q precisamos lutar pela paz no mundo.
Bjs
Tia isabel
Marcos,
ResponderExcluirpelo que vi hoje no jornal, os protestos que você menciona realmente aconteceram. Espero que você (e os que protestavam) estejam bem.
Beijos