sábado, 27 de outubro de 2012

Vida em Bogota


Algo interessante aqui em Bogotá é que nos domingos e feriados fecham diversas ruas para carros e formam as chamadas 'ciclovias' das 7h da manhã às 2h da tarde. Aproveitei um desses feriados pra conhecer o centro da cidade de bicicleta, passei pelo bairro da candelária, muitas igrejas e casas antigas, tentei subir os Andes, mas morri no logo início do morro e voltei pra ciclovia. O bacana é que surgem vendedores de tudo pelo caminho, comprei um pedaço de melancia por menos de 50 centavos, provei um misto de frutas e ainda uma campainha pra bicicleta.

Sexta-feira é dia de futebol na empresa, e apesar das minhas conhecidas habilidades futebolísticas, resolvi participar. Enquanto estava no gol, tomei uma bolada na mão que ficou super inchada. Depois todos os engenheiros saíram pra jantar com o chefe (que me mandou ir ao médico) e emendamos num clube que ficava no último andar (45o) de um prédio no centro de Bogotá: muito legal ver todas as luzes da cidade. No dia seguinte eu iria mesmo ao médico, o problema é que tinha esquecido o passaporte na empresa, e nem a pau eu iria passar no exame do bafômetro que fazemos ao entrar(e ser pego nesse exame é uma falta gravíssima!).

No dia seguinte passei na empresa, finalmente peguei o meu passaporte, fiz alguns exames online e fiquei fazendo hora pro almoço. Fui num hospital aqui perto da minha casa, e depois da médica me atender e tudo, disse que eu estava na clínica errada (ela atendia só casos de vida ou morte), e me tocou esperar ser transferido pra outro hospital junto com toda a galera que se enganou. Passei por mais duas filas pra conseguir ser atendido, a médica disse que provavelmente eram bactérias e que isso poderia crescer muito, tomei uma injeção, me receitou antibióticos e descanso.

Resumo da ópera: nada de ir de bicicleta pro trabalho por uma semana! Tudo bem, voltei a ir e voltar de táxi, como fazia antes. O problema foi que quarta-feira o tempo estava ameaçando fechar, e depois de mais de 30 minutos chamando táxi e nada. Liguei pro pessoal da empresa que mora aqui perto e perguntei como eles iam pro trabalho. Apesar da passagem custar 1500 pesos, não sei como eles negociam o preço com o motorista e conseguem pagar só 1000. Sempre que vou sozinho pago os 1500, que ainda é muito mais barato que o táxi.

6 comentários:

  1. Aqui no Brasil deveriam seguir o bom exemplo de fazer o teste do bafômetro antes do início do expediente.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    não esqueça de pegar o seu cartão de residente temporário na Imigração, assim você para de andar com o passaporte.
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. O quanto é 1500 ou 1000 pesos em reais?

    ResponderExcluir
  4. Que tipo de bacteria vc tem, pensei que fosse ortopedista que vc iria com a mão inchada.
    Será q vc não está se alimentando bem, ainda não deu tempo para criar anticorpos.
    Agora, meu sobrinho, aprenda a negociar logo essa passagem e ande + de ônibus que é bom para conhecer a cultura local.
    Bjs da Tia Isabel e Avó Philomena

    ResponderExcluir
  5. MARCOS, Um ótimo fim de semana,espero que já tenha melhorado a mão.
    sds,
    PAULO E MARIA RAQUEL.

    ResponderExcluir