domingo, 7 de outubro de 2012

Saindo do Rússia

A burocracia russa é algo que eu não desejaria nem pro meu pior inimigo (talvez uma exceção ou outra!), a boa vontade do pessoal que trabalha com essa papelada é impressionante. Apesar de termos ido para uma oficina que trata basicamente de estrangeiros, nenhum dos funcionários falava inglês, muito menos se esforçava para ser entendido. Como chegamos na sexta-feira faltando 30 minutos pra fechar, só conseguimos mesmo o formulário e umas taxas para serem pagas no banco. O Ulan nos ajudou traduzindo, e logo depois pegou o vôo pro Cazaquistão.

Acabamos passando a primeira noite no hotel do aeroporto, entramos em contato com a empresa, pedimos pra mudar para outro hotel mais perto do escritório e uma tradutora pra segunda-feira. Aproveitamos o tempo livre no final de semana pra passear um pouco por Moscou, mas estávamos super cansados e estressados. A Luisa tinha viagem marcada pra Cuba na segunda-feira, a namorada do David deu um ultimato, e cada dia a mais na Rússia significava um dia a menos de férias!

Na segunda-feira só conseguimos uma tradutora depois de brigar muito com a empresa, nos mandaram a 3 escritórios diferentes, e no fim das contas não resolvemos nada. Fiz um booking via telefone para mais uma noite, mas ao chegar pessoalmente no hotel (quase meia-noite), nos recusaram porque nossos vistos não eram mais válidos. Outra dor de cabeça até arranjar um hotel que nos aceitasse (um 4 estrelas!). Ligamos para os nossos chefes, que contactaram o pessoal da Rússia, que finalmente passou a nos tratar como prioridade máxima.

Na terça-feira enviaram uma garota super sagaz, que em 2 tempos conseguiu as assinaturas que normalmente demoravam uma semana, contactamos as embaixadas, e os vistos que eram pra demorar 10 dias, sairam no mesmo dia, e corremos para o aeroporto pegar o próximo vôo! Perdemos por 5 minutos, mas dormimos no saguão e no dia seguinte de madrugada, nós 4 conseguimos voltar pra casa!

3 comentários:

  1. Ainda bem que a empresa enviou alguém eficiente.
    O susto passou e ficou a experiência de mais um aprendizado.
    Espero que tenha chegado bem em Bogotá.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a pati tem uma série de posts "coisas que só acontecem na Rússia", você devia fazer uma chamada "coisas que só acontecem com o Marcos".
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que só se aprende com o tempo e a cada dia você está ficando mais contente.

    ResponderExcluir