segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Em territorio indígena


Um dos poços de gás mais importantes da Colombia fica bem no meio de uma reserva indígena,junto com a Venezuela. São cerca de meio milhão de índios que podem passar livremente de um lado para o outro da fronteira, eles tem carros com placas especiais dos 2 paises, já dá pra ter uma ideia de tudo o que não acontece por aí... O mais notório é a gasolina, contrabandeada do pais vizinho (onde não custa quase nada) e vendida em galões a cada esquina nas cidades perto das fronteiras. Antes de ir pro trabalho tivemos um treinamento aqui em Bogotá pra entender mais sobre os índios, como se comportam, e o mais importante: evitar mal-entendidos a todo custo! Os wayuus seguem uma cultura bastante matriarcal, baseado que sempre se pode ter certeza de quem e a mãe, já o pai...

Estava empolgado com o fato de ir pro Caribe no meu primeiro trabalho, a praia não era lá essas coisas, mas foi bastante divertido. Para chegar no poço, só com escolta policial, era mesmo ao lado de uma laguna, mas estávamos proibidos de ir lá. O trabalho em si aconteceu sem grandes problemas, no último dia passeamos um pouco na cidade antes do nosso vôo e aproveitamos pra conhecer um pouco do artesanato indígena, supostamente muito mais barato que em Bogotá. A foto é de uma pequena iguana na calçada (não poço postar fotos do poço/plataforma!).

2 comentários:

  1. Essa história de poço na fronteira já deu muita encrenca, porque alguns países acusavam os vizinhos de roubar o seu petróleo.
    Você acabou não contando, o artesanato indígena é mais barato que em Bogotá?
    Beijos,
    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Conhecer novos lugares e ter novas emoções isso não tem preço.

    ResponderExcluir