sábado, 24 de março de 2012

Ciclovia Artur Xexéo

Semana passada o Artur Xexéo publicou uma matéria no jornal que deixou muito gente irritada. Basicamente ele defendia que ciclovias no Rio de Janeiro deveriam ser apenas na orla da praia ou da lagoa, que ninguém sério usa bicicleta nessa cidade pra ir trabalhar e que isso só funciona em país frio. Claro que eu me senti muito incomodado, sempre que posso vou de bike de Copacabana pro Centro, nunca morri desidratado por causa disso e várias pessoas na cidade toda a utilizam como uma alternativa de transporte. Em bairros mais afastadas da praia (tipo Santa Cruz, Campo Grande, Bangu, etc.), são as regiões onde mais se usa a bicicleta na cidade, locais que não deveriam sequer existir ciclovias segundo a lógica perversa do colunista de não atrapalhar o transporte motorizado.


Claro que a cidade não é perfeita, sofremos uma falta de vias apropriadas para andar de bicicleta, mas é óbvio que quanto mais ciclovias ou ciclofaixas forem criadas, mais pessoas irão adotar as magrelas no dia-a-dia. Notícias assim num jornal grande só atrapalham a aceitação de tais políticas públicas. Marcamos um evento no facebook para protestar pelas ciclovias mal-acabadas na cidade e em homenagem a todos que passam por ali, inagurar a 'Ciclovia Jornalista Artur Xexéo' (o jornalista não coube na plaquinha!). Fechamos o dia com pastéis, petiscos e bebidas no bar da Urca, na muretinha de frente pro baía... Foi muito legal ver uma galera que eu só conhecia via e-mail, e acabei voltando pra casa com uma ciclista que mora na minha rua.

Abaixo o link para a polêmica coluna do Xexéo:
http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2012/03/14/uma-ciclovia-incomoda-muita-gente-435784.asp

2 comentários:

  1. Marcos, depois dá uma olhada nessas ciclovias:

    http://9gag.com/gag/3540613

    Depois a gente reclama das nossas mal-acabadas!

    ResponderExcluir
  2. Marcos na coluna seguinte ele diz não ser contra ciclovias, apenas não a ver como prioridade para a zona sul,se não me engano foi por aí, e diz não entender como não falam em ciclovias para a zona norte.

    ResponderExcluir