terça-feira, 15 de novembro de 2011

Um visistante da Espanha

Sábado a criançada toda da cidade foi assistir a chegada do São Nicolás (Sinterklaas em holandês). Ao contrário do que poderíamos imaginar, ele não mora no pólo norte, e chegou num barco a vapor vindo da Espanha (?!). Ao invés de gorro, ele usa um chápeu que mais parece ser de bispo. Como ele também não conta com renas mágicas, mas sim com um cavalo branco, ele precisa da ajuda dos Zwarte Pieten pra entregar os presentes pra moçada toda a tempo. Aliás, esses ajudantes são um capítulo a parte, tem a pele toda preta e cabelo bem crespo, mas a maioria que eu vi na rua tinham olhos azuis. Dizem que é por causa do pó que fica impregnado nas chaminés (?!).

No centro de várias cidades da Holanda, há uma grande parada para receber o São Nicolás, e a criançada se fantasia de papai noel ou pintam o rosto de preto pra ficar parecida com os ajudantes. Os pieten passam distribuindo doces só para as crianças boazinhas, entre amendoim, balas e biscoitos. A criançada berra aos prantos 'Piet', e só falta dar pulinhos quando recebem um docinho diferente do normal. Às vezes eles trazem um papel com nomes pra checar se foram boas crianças ou não durante o ano que passou. Postei um vídeo no facebook da parada: http://www.facebook.com/photo.php?v=10150383091378796

4 comentários:

  1. Marcos,
    eu acho que o bom de viajar é perceber como os costumes de cada país são muito diferentes e aquilo que para nós é uma verdade absoluta (Papai Noel mora no Pólo Norte) pode ser diferente em outros lugares. Qual é a tradução para Zwarte Pieten?
    Beijos,
    mamãe

    ResponderExcluir
  2. Manter as tradições do povo e os sonhos das crianças faz um país ser mais humano e feliz.

    ResponderExcluir
  3. Marcos, Boa Noite!
    Gostei da mensagem.
    Abraços de,
    Paulo e Maria Raquel.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o blog no facebook e gostei.
    É mesmo o começo das festas natalinas.
    Bjs
    Tia Isabel e Avó Philomena

    ResponderExcluir