sábado, 23 de julho de 2011

200 km depois...

Como ontem era o último dia da caminhada de Nijmegen, combinei com os outros estagiários da KEMA de irmos todos para as festividades de encerramento. Nunca vi a estação de Arnhem tão lotada, mas a verdade seja dita: tinha trem a cada 10 minutos, colocaram trocentos de fiscais pra ajudar e estava muito bem organizado. Notava-se ao longe quem tinha participado da caminhada, pessoas de todas as idades, exaustas, mas um tanto quanto realizadas, como se tivessem acabado de cumprir uma missão, exibindo orgulhosas a medalhinha no peito, mesmo que mal conseguissem arrastar as pernas. Vários carregavam gladiolas (a planta símobolo do evento). Grupos de alemães e britânicos se aglomeravam nos bares conversando bem alto e por fim celebrando o sucesso.

O evento era super internacional, vários participantes eram canadenses, alemães, belgas, suíços... Barraquinhas eram vistas por todos lugares, algumas vendendo camisas com frases engraçadas, lembrancinhas da cidade e comidas dos mais variados lugares do mundo (Vietnam, Suriname, Palestina, Caribe, Holanda...); palcos temáticos com música ao vivo estavam espalhados por todo canto. Encontrei até um grupo tocando samba (foto ao lado!), apesar de mandarem muito bem, nenhum deles me pareceu ser brasileiro. Vários militares apareceram na festa de farda, que funcionava como um verdadeiro ímã para as garotas. Durante a semana a festa acabava depois das 4h da manhã, assim os foliões mais afoitos acabavam se encontrando com os esportistas, já que eles partiam a essa hora da madrugada para a caminhada.

4 comentários:

  1. É muito bom chegar ao final de uma longa caminhada e celebrar com festa e bandinha. Na primeira foto há pessoas sentada na marquise de uma loja, você sabe o motivo?

    ResponderExcluir
  2. Nada como morar em um país organizado, onde as coisas realmente funcionam.

    ResponderExcluir
  3. Marquinhos, espero que tenha participado da caminhada, já que vc é adepto da vida saudável.
    Quanto ao samba, se conforme com o apresentado.
    Bjs
    Tia Isabel e Avó Philomena.

    ResponderExcluir
  4. Legal a bagunça. E se for só caminhada, sem corrida eu acho que dá pra fazer um dia...

    ResponderExcluir