terça-feira, 31 de maio de 2011

Europa!

Desculpem pela falta de posts ultimamente, é que como eu vendi o meu laptop na feira do final de ano e acabei de chegar de viagem, ficou um pouco complicado de escrever por aqui! Nao lembro se tinha mencionado antes, mas arranjei um estágio na KEMA holandesa, e como tinha de ser pra seguir a tradicao do blog, estou agora num suvaquinho de cobra chamado Arnhem! Como era eu que estava pagando as passagens, comprei o voo mais barato da Arábia Saudita para Alemanha (de onde eu viria de onibus pra Arnhem), tive mais de 20kg de sobre-peso, mas os árabes resolveram nao me cobrar absolutamente nada!

Tanto na Alemanha quanto na Holanda fiquei em Couch Surfings, é engracado como as pessoas nao tao curiosas pela Arabia Saudita! Aqui na Holanda os meus hosts me ajudaram a trazer as minhas malas de carro e me emprestaram uma bicicleta pelo resto do ano, gente finíssima! A dona da mina casa é uma senhora de 81 anos, que fala pelos cotovelos, já sei de metade da história da família dela, mas é muito boa pessoa, e fala um ingles impressionante. Anteontem ela me levou de carro (!) pra onde há um atalho pra minha empresa pelo meio da mata. Ontem mesmo comprei meu novo laptop e hoje vou encontrar com pessoal em Delft para um almoco, e talvez vá a praia aproveitar o feriadao (quinta-feira é feriado aqui, e muitos vao emendar a sexta!).

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Come e dorme

Aproveitei o tempo livre (nada de exames!), peguei o onibus para Jeddah e comprei uma caixa de tamaras para ja comecar puxando o saco do meu futuro chefe na Holanda. Tambem despachei outro pacote pro Brasil pelos correios com coisas daqui. Estive trabalhando na feira de final de ano: ontem vendi a minha bicicleta e o laptop. Sinto falta de nao poder usar o computador em casa, mas a verdade e que ja estava na hora de trocar: ele era grande e pesado.

Ontem de tardinha ainda tivemos um mini circuito de carts na Kaust, mas a fila estava quilometrica e eu dexei pra la. Hoje almocamos todos os brasileiros no restaurante do campo de Golf (comemorar o fim de ano!), e depois assistimos um filme super monotono no cinema, 'company men', sobre uma companhia que demite todo mundo.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Provas finais

O Hani (um dos meus colegas de quarto) também teve uma semana daquelas, na quarta-feira ele chegou da biblioteca às 6 da manhã e ficou estudando pra uma matéria que fazemos juntos até a hora do almoço, e só foi dormir mesmo depois da prova, às 3 da tarde. Ontem ele também foi virado pra uma prova, mas aparentemente o professor de Inteligência Artificial só cobrou questões de probabilidade, e agora ele está super preocupado... Chato quando você estuda pra caramba e se ferra. Poucas foram as noites que eu consegui sair da biblioteca antes da meia-noite essa semana... Mas felizmente o esforço valeu a pena: consegui mandar bem em todas as provas, agora resta apenas descansar e preparar as malas =)

Alguns ex-alunos que estão trabalhando na Aramco (petroleira Saudita) vem passar esse final de semana na faculdade. Aparentemente o Bahrein já voltou ao normal, e o pessoal não se cansa de ir algumas vezes por semana pro país vizinho encher a cara. Já no Iêmen a situação está braba, ontem o Saeed descobriu pelo facebook que um amigo dele foi morto pelas forças do governo. O problema é que o presidente é super corrupto e impopular, porém recebe apoio de fora já que os outros países temem que liderenças mais conservadoras/fundamentalistas cheguem ao poder.

domingo, 8 de maio de 2011

De barriga cheia

Outro dia ouvi algumas pessoas comentando que a KAUST é praticamente como os Estados Unidos dos anos 50: conhecemos todos os nossos vizinhos, crianças/adolescentes brincam por todo canto, nada de mal nunca acontece... Acho que nunca fui a tantos churrascos de vizinhos como aqui. Quando eu sair com certeza vou sentir falta disso tudo, em que outro lugar do mundo eu posso parar a minha bicicleta sem cadeado e ter certeza que ninguém vai levá-la? Trancar as portas de casa também é outro costume raro por aqui, eu mesmo já entrei na casa errada algumas vezes.

Sem contar todas as apresentações feitas no campus: acabo de chegar de um concerto de música clássica, semana passada tivemos uma peça de teatro baseada em Shakespeare, amanhã teremos uma série de bandas tocando para os alunos... Além disso tudo ainda tem o clube do 'Hash Run' e de mountain bike, que sempre vão para algum lugar bacana nos finais de semana. Mais o grupo de frisbee, a praia, e uma série de outras atividades poderiam preencher totalmente o meu tempo se não fosse preciso estudar tanto.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bin Laden

Primeiro queria deixar claro que pra mim o fato de Osama bin Laden ter sido pego, manda um recado bem claro para os outros terroristas, e ajuda (e muito!) a minar essa perigosa ideologia fundamentalista que assusta o mundo todo. Por outro lado, sou contra o assassinato sumário de qualquer pessoa, por mais malvada que ela seja, sempre que possível, prefiro é que ela seja presa e vá a julgamento. Acho doentio todas essas comemorações nas ruas por terem matado um inimigo do governo, ainda mais por terem infrangido diversos direitos humanos, parece que agora vale tudo para atingir os nossos objetivos.

Um dos fatos que mais me chamou a atenção é os americanos revelarem que ele morava numa fortaleza/mansão de 1 milhão de dólares no Paquistão, mas qualquer um que conferir as fotos vê que era uma villa super simples. É normal as casas aqui terem muros altos, assim garante-se mais privacidade para as mulheres (um cubículo inteiro de liberdade!), também achei curioso como eles fizeram questão de eliminar todas as testemunhas, independente de serem mulheres ou crianças. Em suma, com tantas violações de direitos humanos, está ficando cada vez mais difícil definir quem é o vilão e quem é o herói nessa história toda...