terça-feira, 3 de abril de 2012

Rio, estado da bicicleta

Segunda passada teve um café da manhã num hotel aqui em Copacabana com vários 'xerifes' do Estado e do município do Rio de Janeiro apresentando soluções para melhorar o transporte com bicicletas, bastante chapa branca, mas teve muita coisa legal. Devem lançar em breve uma ciclovia ligando a Praça Saens Peña à Praça XV e doar não sei quantas bikes na estação de trem de Queimados. O cônsul da Holanda no Rio falou de algumas iniciativas e do apoio a políticas públicas na cidade. Também falaram do World Bike Tour, um passeio ciclístico com inscrições de R$200 que incluiam capacete, camiseta e a própria bicicleta. Eu fui convidado por causa do mapa que fizemos na Transporte Ativo, que mostra bicicletários, pontos de aluguel, oficinas, ciclovias, entre outros, mas nossa apresentação acabou cortada.

Aproveitei pra trocar contatos com uma galera super gente fina e me inscrevi em algumas listas de e-mails. Descobri por exemplo que haviam sobrado vagas pro passeio de domingo e estavam vendendo as últimas bicicletas. Corri e comprei uma incrição para mim e para o meu pai. Pelo preço que pagamos, as bicicletas valeram muito a pena! A cidade também saiu ganhando, afinal, vieram mais 6 mil bicicletas para as ruas. Talvez um pouco menos, pois eram incontáveis os paulistas que estavam amarrando as bikes no carro e levando tudo pra Sampa... Como eu já tenho uma bicicleta, passei a que eu ganhei pro meu primo, que agora está trabalhando mais perto de casa e acho que precisava de um empurrãozinho pra largar essa dependência dos ônibus.

2 comentários:

  1. Poxa! Se eu estivesse aí com certeza teria comprado uma bicicleta!

    Descobri que duas pessoas aqui vem de bicicleta para o trabalho! Se houvesse a opção de comprar, acho que eu compraria uma bicicleta por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, que foto bem tirada! Lindo o visual.E parabéns por mais esta iniciativa de apoiar o transporte de bicicleta.

    ResponderExcluir