domingo, 17 de março de 2013

Ao trabalho!


Apesar de ser um tanto quanto ranzinza, logo depois da greve, nosso chefe pareceu simpático, disse para esquecer qualquer coisa, e tratar os operadores bem, como se nada tivesse acontecido e esquecer quaisquer ofensas. Como passamos bastante tempo com os operadores durante os trabalhos, se vai conhecendo melhor, e eles também são boas pessoas, mas como em qualquer lugar do mundo, se um não batalha pelos seus direitos, não consegue nada (sem julgar os métodos). Nos poços eles sim trabalham bem (até porque assim podem sair mais cedo), na base já é ao contrário, enrolam ou desaparecem o quanto podem, como vantagem os engenheiros acabam aprendendo conhecendo mais o trabalho deles, já que muitas vezes nós que acabamos fazendo.

Aqui se aprende na marra o quão importante é ser um bom líder, tratar as pessoas bem, e principalmente que os operadores vão com a sua cara, pois se eles 'esquecem' alguma coisa, o responsável por não ter supervisado será sempre você (mesmo sendo humanamente impossível estar em todos os lados ao mesmo tempo). Assim é esperado que o engenheiro convide todos a tomar café da manhã, leve lanche, saia com os operadores depois do trabalho, e por bem ou por mal, isso gera um clima maior de confiança. Outra coisa boa daqui da base são os engenheiros, acho que só cozinhei uma vez em Barranca, sempre almoçamos e jantamos fora, batemos muito papo furado e tem um clima bem bacana de amizade na base. Agora eu entrei na fila expressa para o break-out, essa semana finalmente o outro trainee deve virar capacete branco, depois eu devo ir finalmente a um trabalho como único trainee, e o no próximo, já seria a minha vez. Estou contando os dias.

2 comentários:

  1. Marcos,
    o segredo é sempre tratar todo mundo bem, idependente da sua posição na empresa.
    Beijos,
    mamãe

    P.S. Qual é a cor do seu capacete?

    ResponderExcluir
  2. Um líder é seguido naturalmente pelos seus subordinados com suas atitudes e gestos. Defenda sempre seus subordinados quando eles estão com a razão. Continue colocando a mão na massa com eles. Elogie sempre em público e chame a atenção em particular. Nunca use a palavra você numa repreensão e sim que a atitude/fato não é coerente com as normas da empresa e que isso não mais ocorra.

    ResponderExcluir