Semana passada fui chamado pra participar de um processo seletivo um tanto quanto diferente. Foi pra empresa que a Ana tá trabalhando agora, uma experiência e tanto por assim dizer! Vieram candidatos do Brasil todo, nos encontramos no Santos Dummont e de lá a empresa nos colocou num ônibus pra Macaé. Dividimos quarto com outro candidato no melhor hotel da cidade. Jantamos com os recrutadores, nos apresentamos informalmente na mesa e ficamos batendo papo até tarde. Todo mundo foi pra cama depois da meia-noite, e eis que 2h30 da madrugada toca o nosso telefone: uma apostila de 120 páginas em inglês de um assunto que ninguém conhecia para uma prova no dia seguinte!! O último capítulo era sobre os procedimentos de como fazer testes, tudo muito técnico e chato, resolvi pular e descansar por uma horinha pelo menos.
Muita gente foi virada pro café-da-manhã, às 6h da madruga. Tentei dormir no ônibus a caminho da empresa, mas de nada adiantou. Chegando lá, assistimos a alguns vídeos da empresa, outros sobre dicas de segurança e tudo mais. Já deviam ser umas 8h ou 9h quando fizemos a prova em inglês da apostila que tínhamos recebido. Acho que mandei bem, apesar de terem umas 5 ou 6 questões da parte que eu não li. Ainda nos dividiram em grupos para algumas dinâmicas, tivemos que construir a torre de papel mais alta, depois fomos todos vendados segurando uma corda e formar um quadrado, além de outras papagaiadas 'normais' de RH.
Aos mesmos grupos foi dada a responsabilidade de desmontar e montar uma peça gigantesca, com ferramentas que nunca tínhamos visto antes e o manual em inglês. 5 engenheiros ao redor do grupo cobrando e falando um monte de palavrões simulando o cliente para que tudo ficasse pronto em menos de 1h (Sabe o que tá fazendo??? Que porra é essa? Tá fazendo merda, caralho...), parecia mesmo cena do filme Tropa de Elite. Depois de uma ronda pela empresa e um bate-papo informal com engenheiros de 3 áreas diferentes, voltamos pro hotel, e eu aproveitei pra dar uma nadada na piscina e relaxar. Assim que cheguei no quarto toca o telefone (à la Big Brother mesmo) e pediram para todo mundo descer pra uma prova de lógica surpresa. Continua...
Retrospectiva 2023
Há 10 meses